domingo, 24 de julho de 2011

O processo de lavagem - cuidados básicos para o dia-a-dia.

Boa noite.
Hoje vou tentar falar um pouco sobre os cuidados básicos para lavagem e condicionamento dos fios, afinal, a higiene do cabelo é de maior importância para o saúde do fio e do couro cabeludo. Sabendo escolher o produto e a forma certa de aplicação, não há risco. Ainda há quem não goste do processo de lavagem, pois resseca o cabelo, dá frizz e talz. Mas talvez o erro esteja na escolha do produto, ou simplesmente na forma de aplicação. Há todo um processo de lavagem, e ele não começa ao molhar aos cabelos.
Mas vamos fazer um passo-a-passo para quem fique melhor explicado cada processo e a função de cada produto:
1 – Desembaraçar: É aqui que começa o processo de lavagem e um dos segredos dos salões – começar desembaraçando o fio. A pessoa pode pegar uma escova de finalização (aquelas com chatas e com cerdas de um lado, tanto faz se é redonda ou quadrada, depende da preferência de cada um -  eu uso a escova da Vertix e gosto muito dela) e começar a escovar o cabelo. Deve-se começar sempre pelas pontas, para não causar a quebra do fio. Vai desembaraçando ao poucos e subindo no comprimento do fio. Ao desembaraçar completamente, comece a escovar com gosto! Haha. Encaixe a escova na raiz (sem força) e delize-a pelo comprimento. Isso serve para pegar a oleosidade da raiz e espalhar pelo comprimento do fio. E isso faz diferença, pois é essa oleosidade que vai proteger o fio da agressividade do detergente contido no shampoo (quase sempre os sulfatos). Se seu braço começar a doer, não pare. Vc vai saber que pode parar quando seu cabelo tiver ganho mais maciez e brilho – sim, a oleosidade natural do fio faz milagres, eu já vi, haha. Com o cabelo completamente desembaraçado e lubrificado, vamos molhar o cabelo. O processo deve ser feito com água fria ou natural. Nunca com água quente, já que o calor danifica a cutícula.
2 – Shampoo: a principal função do shampoo é limpar a sujeira (poeira, poluição, resíduos, etc.) e remover o excesso de oleosidade. Para tal fim, o shampoo utiliza tensoativos/detergentes que se ligam à sujeira e assim elas podem ser arrastadas pela água. Existe um mito acerca do sal no shampoo – um mito com um fundo de verdade, haha. O sal realmente tende a ressecar o cabelo, mas a concentração dele no shampoo é muito baixa. Existem excelentes shampoo que tem o cloreto de sódio na fórmula e outras marcas péssimas que não possuem. A verdade é que todo shampoo tem sal, pois ele funciona como espessante. Quando não utiliza cloreto de sódio, utiliza outro sal. Preste atenção naqueles malditos asteriscos no “sem sal” e veja atrás como ele siginifica: sem cloreto de sódio. O fundo de verdade está no “o sal tem efeito cumulativo”, isto é, ele se acumula no fio, deixa resíduos, de acordo com o que vc vai lavando o cabelo, o cloreto de sódio vai acumulando, acumulando, acumulando, até que o cabelo não fica tão legal. Daí é bom um anti-resíduos sem sal ou simplesmente ficar alternando o shampoo com um sem cloreto de sódio.  Outro mito é o de que lavar cabelos todos os dias faz mal. Pelo contrário, lavar o cabelo todo os dias deixa o cabelo mais maleável e soltinho. Só quem deve evitar as lavagens diárias são os cabelos muito ressecados, muito danificados e coloridos, desde que não seja oleoso. Cabelo oleoso precisa de lavagem diária, até mesmo pq a oleosidade enfraquece muito a raiz. Antes de fazer algumas recomendações de shampoo e auxiliar na escolha do produto, eu vou logo ensinar o processo de lavagem, haha.
Ao ter os cabelos devidamente molhados, nada de pegar o frasco de shampoo e entornar na cabeça, peloamordi! Coloque uma quantidade suficiente, sem exageros e nem miserabilidade, na palma da mão, esfregue uma mão na outra e aplique o shampoo NA RAIZ. Esfregue bem até formar espuma. Se não formar – esfregue bem da mesma forma. Daí sim você espalha o produto para o resto do fio SEM ESFREGAR um fio no outro, isso danificaria as escamas. Vai esfregando no sentido raiz-ponta, , tentando desembaraçar apenas com os dedos. Enxague e repita o processo. Deve ser repetido até formar uma boa quantidade de espuma e você sentir os cabelos limpos. Aqui entra um pouco de bom senso, já que nem todos os shampoos tem capacidade de formar uma boa quantidade de espuma. O correto é aplicar o shampoo em todo o couro cabeludo e começar a esfregar da nuca para a testa, para que a circulação seja ativada – qdo falo em esfregar, nada de unhas, é para massagear com as pontas dos dedos, e nada de movimentos circulares fazendo aquele bolão que nunca mais vai desembaraçar. Ao enxaguar, nada de pensar no meio ambiente – o cabelo deve ser muito bem enxaguado.
O sucesso da lavagem não necessita apenas de técnica, mas da escolha certa do shampoo também. Existem shampoos para todos os tipos de cabelos, até para tipos de cabelos que não existem. Cabelos oleosos devem dar preferência a shampoos mais adstrigentes, enquanto os secos devem dar preferência aos mais suaves. Shampoos para cabelos oleosos deve dar sensação de refrescância, conter mais quantidade de tensoativos e extratos vegetais (como hamamélis, arnica, alecrim e menta), além de minerais para manter a saúde do fio. Caso haja caspa deve ser utilizado um shampoo que trate este tipo de anomalia, geralmente utilizam octopiroz ou cetoconal. Caso haja queda, produtos a base de vitamina A e b5 (pantenol) ajudam a controlá-la. Lembrando que uma das causas da queda de cabelo é a oleosidade excessiva da raiz, mas entram muitos fatores, caso haja muita queda, é bom procurar um dermatologista ou um tricologista.
Cabelos ressecados e danificados precisam shampoos com limpeza suave, que remova a sujeira sem embaraçar e ressecar o fio, mas que prepare o cabelo para receber o tratamento ou o condicionador. Existem diversos shampoos para este fim e dos mais variados preços. Já cabelos coloridos podem optar tanto por shampoo suaves que não desbotem o cabelo, qto por ativos anti-oxidantes (como a vit. E) que ajudem a preservar a coloração.  Cabelos mistos, isto é, com raiz oleosa e ponta seca, deve priorizar a saúde da raiz, tentando hidratar apenas as pontas e usando produtos sem enxágüe para manter a saúde das mesmas. Ao fim da postagem recomendarei algumas duplas que já usei para cada tipo de cabelo.
3 – Condicionador: a finalidade básica do condicionador é selar as escamas que foram abertas no processo de lavagem. Obviamente, hoje em dia, o condicionador é muito mais que isso, assumindo quase a função de uma máscara de hidratação, reduzindo a estática do fio e eliminando o frizz. Cabelos oleosos também precisam de condicionador, mas com fórmula livre de óleo mineral e de preferência livres de silicones insolúveis ou qualquer outro ativo que deixe resíduos no fio. Todos os tipos de cabelo de evitar passar condicionador (ou qualquer creme) na raiz. Particularmente, recomendo (se possível) fazer um rabo de cavalo com as mãos, e aplicar condicionador apenas no rabo... desculpem, não resisti, haha... enfim, aplicar apenas no comprimento. Massageie bem o comprimento do fio, desembaraçando com os dedos ou com um pente de dentes largos, deixe agir de acordo com a embalagem do produto e enxágüe BEM. Nada de enxaguar mal enxaguado pra usar os resíduos à guisa de creme para pentear – isso é o cão e a cara das cremosinhas.

4 – Finalizando a lavagem:  após condicionar retire o excesso de água com as mãos e depois enrole o cabelo com uma toalha. Não esfregue a toalha no fio, apenas a pressione para que ela absorva  o excesso de água. Se for usar algum leave in, essa é a hora. Se não, esta também é a hora. Com um pente de dentes largos, vá desembaraçando os fio, das pontas para a raiz. Depois de desembaraçado, penteie como desejar e pronto. Seu cabelo estará limpo e bonito. Acredite, na prática, isso dá menos trabalho do que você imagine e é um esforço pequeno, mas que compensa, com o tempo vc notará diferença na saúde do seu cabelo.

Agora vamos às recomendações de produtos. Como já falei, recomendarei apenas produtos que uso ou já usei.
Cabelos oleosos – Tenho pouca experiência com cabelos oleosos, usei poucos produtos, pois há séculos que tenho o cabelo entupido de descoloração, haha. Mesmo assim, meu cabelo tem tendência a ficar oleoso rapidamente. A dupla que recomendo é o shampoo e condicionador para cabelos mistos e oleosos da linha Eco Therapy da Amend. O shampoo não deixa o cabelo ressecado, mas limpa bem e elimina a oleosidade. Quanto ao condicionador, ele desembaraça, é bem leve e deixa o cabelo muito macio, além de não deixar resíduos. Custa em torno de R$18,00 cada, saindo por R$36,00 a dupla. Vale a pena. A linha possui extrato de mato verde (ahn?!) e clorofila.
Cabelos Ressecados – Cabelos ressecados requer uma boa limpeza que não resseque o fio e que deixe o cabelo bem hidratado, além de doar brilho e manter as escamas fechadas.
Uma dupla que resolve bem o problema, é o shampoo e condicionador da linha Defrizante Recarga de Queratina da Vive. A concentração de queratina não é lá essas coisas, mas é queratina humana, já é uma vantagem. A linha deixa o cabelo soltinho, sem frizz, com muito brilho e muito hidratado. Para quem tá meio sem grana, é uma boa opção. O shampoo é adstrigente, deixa o couro cabeludo limpo, mas não resseca tanto, apenas remove a oleosidade com eficácia. Já o condicionador é MARAVILHOSO, o único defeito dele é o tempo de ação – 5 min. Eu acho muito tempo para um condicionador agir, tendo em visto que hoje há máscaras que agem em até 30 seg. Mas enfim, compensa – quando vc termina, a sensação que dá é que  vc acabou de fazer uma hidratação.
Outra dupla boa também é o shampoo e condicionado da linha Semi di Lino diamante da Alfaparf. É rica semi di Lino (óleo de linhaça) que doa brilho e tem poder restaurador e vitamina E, poderoso antioxidante. O shampoo é rico em proteína do trigo, que possui grande afinidade com a queratina do cabelo, reconstruindo a estrutura danificada, e o condicionador possui proteína do leite, que deixa o cabelo macio e hidratado. O shampoo é bem hidratante, o condicionador hidrata sem pesar sem deixar resíduos. O única problema é que pra o condicionador cumprir a função, precisa deixar agir uns dois minutinhos, diferente do que diz na embalagem – que não precisa deixar agir. A dupla custa em torno de R$35,00 a R$40,00 cada item, mas comprei os dois por R$60,00 num salão no Montese (para quem mora em Fortaleza, é o salão Namastê na Avenida Expedicionários – lá tem preços melhores que na maioria das perfumarias). É uma das duplas que uso atualmente.
Cabelos Coloridos – Ultimamente tá vindo uma onda de shampoo sem sulfatos, indicado para cabelos coloridos. O sulfato é o detergente usado na maioria dos shampoos e de fato, é ele um dos grandes responsáveis pelo desbotamento da cor do cabelo. Daí – deixando de usar sulfato, evita-se o desbotamento da cor. Eu não era muito adepto, pois um shampoo sem sulfato usaria outro detergente, o que é verdade, mas qdo tive a oportunidade de testar alguns shampoos sem sulfato, vi que funcionava mesmo.
Para começar, indico logo de cara a dupla Sulfate Free da Belofio. A empresa me mandou o shampoo e o condicionador para que eu testasse e desse minha opinião. Usei o frasco inteiro já. De fato, funciona muito bem. O shampoo deixa o cabelo MEGA limpo e não resseca o fio, embora ele peça que deixe dar uma pausa de 2 min. Elimina todos os resíduos do fio e é rico em licopena de tomate, poderoso antioxidante. Já o condicionador, além do licopeno, é rico é óleo de algodão (hidratante) e proteína hidrolisada do trigo (reconstrutor), além de não possuir silicones insolúveis na fórmula.  Eu não tenho idéia do preço, pois como já disse – ganhei da própria Belofio.
Outra dupla maravilhosa é a Color Shock da Vive. O shampoo é extremamente emoliente, mas o condicionador não é lá dos melhores. Mas como o shampoo não resseca o cabelo, o condicionadro consegue dar conta do recado. Aliás, o shampoo é tão hidratante que qse torna o condicionador dispensável.  A linha possui sulfato, mas consegue preservar a cor devido aos ativos antioxidantes.
Cabelos muito danificados – Sabe aqueles cabelos que usam muita química, sofrem corte químico, fica emborrachado e parecendo pêlo pubiano? Aquele cabelo que vc passa a mão e a mecha vem? Aquele cabelo que vc molha e leva 7 horas pra secar naturalmente? Enfim... deu pra entender. Ele precisa de um shampoo que remova a sujeira e não resseque nada o cabelo, que deixe ele hidratado. Um shampoo que hidrate de fato, é um em um milhão. Nós costumamos nos contentar apenas com um shampoo que resseque pouco ou apenas não resseque. Esse tipo de cabelo exige uma fórmula mais elaborada, com detergentes os mais suaves possível e o ph mais ameno. Daí não dá pra usar um seda da vida num cabelo nesse estado. Também não adianta se entupir de descoloração, alisamentos e sabe-se lá deus a última escova que inventaram e não estar disposto a pagar para ter um fio saudável. Eu sempre fui adepto de produtos de perfumaria, sempre achei que existem produtos bons de todos os preços... e continuo achando. Nunca achei que preço fosse sinônimo de qualidade, até mesmo pq já tive oportunidade de usar marcas um pouco mais caras que me decepcionaram muito. Acho que não adianta ter o cabelo na cor e na forma desejada, mas se for pentear cai uma farofinha no chão.
Para esse tipo de cabelo existe a duplinha shampoo e condicionador Xtreme Repair da Doctor Hair. É simplesmente o melhor shampoo e condicionador que já usei. O shampoo é livre de sulfato, monoetanolamidas, etanolamidas e um monte de coisas que eu não faço idéia de como se escreva. E em compensação possui uma alta concentração de queratina hidrolisada, silicones, proteínas, extratos vegetais de um monte de plantas que não me vêm à cabeça agora. Mas enfim, o shampoo, qdo vc lava o cabelo, dá a impressão que vc tá passando condicionador por engano. O defeito – precisa de um tempo de pausa de 2 min. E é um defeito que compensa e é a pausa que faz a diferença. Vc lava o cabelo e espera a pausa – a espuma “derrete” e forma uma capinha sobre o fio, doando corpo, brilho e hidratação – tudo que um cabelo emborrachado não tem. O condicionador completa o tratamento em 5 min. Já usei muitas máscaras reconstrutoras com efeito inferior a essa dupla. Ela dá um resultado já na hora. Qdo eu descoloria o cabelo que via ele esfarelando, eu usava logo essa dupla e o aspecto já era outro, com fios completamente alinhados. Custou cerca de R$40,00 cada um, dando um total de R$80,00 as duas duplas. Doctor Hair é uma marca nacional e tive a oportunidade de comprar no mesmo salão onde compro quase todos os meus produtos de manutenção – Namastê. Qualquer dia peço um patrocínio, hahaha. Aproveitando o espaço – quero lembrar que eles tem tudo mais barato que nas perfumarias e parcelam no cartão se vc desejar – além de serem generosos nas amostras grátis, haha.
Outra dupla boa para esses casos é a de shampoo e condicionador da linha Absolut Repair da L’oreal Professionnel Série Expert. Particularmente, não sou nenhum fã da marca. Mas o shampoo Absolut Repair é maravilhoso, mega hidratante, não resseca nadica de nada o fio. Em compensação o condicionador é uma porcaria, só recomendo pq nunca uso um shampoo diferente do condicionador, embora não veja problema em fazê-lo. Mas o shampoo é tão bom, que compensa fazer o esforço de usar um condicionador meia boca. Custa cerca de R$55,00 o shampoo e FR$65,00 o condicionado. Na região sudeste é bem mais em conta que isso.
Cabelos cacheados – o cabelo cacheado ou crespo já é ressecado por si só, pois a oleosidade da raiz encontra dificuldade em escorrer para o comprimento. É preciso limpar a raiz e repor água e lipídios no resto do fio. Com o fio hidratado, os cachos ganham forma e ficam com aquele aspecto bonito de capa de revista.
Uma dupla baratinha e maravilhosa é a para cabelos cacheados de coco da Surya. Uma marca que está sendo vendida em supermercados hoje em dia, mas que até pouco tempo era impossível encontrá-la facilmente. O shampoo não resseca o fio e o condicionador é super hidratante. Não deixa os cabelos pesados e nem armados, além de não deixar resíduos. É uma marca vegan, então tudo é de origem vegetal e ecologicamente correta.
Cabelos Finos e sem volume – Acho que quem possui cabelo fino e minguado sabe o inferno que é, normalmente  é um cabelo mais frágil e difícil de se adaptar a qualquer produto. Por coincidência é o meu tipo de cabelo, haha
Eu recomendo e uso o shampoo e condicionador para cabelos finos da linha botanique da Vizcaya. Ele deixa o cabelo MUITO macio e hidratado, além de dar volume e corpo. É rico em queratina vegetal e creatina e possui uma quantidade de sulfato muito pequena. É ótimo para cabelos com química também e baratinho, cerca de R$14,00 cada um. Vale a pena.
Espero ter sido útil, embora o processo de lavagem seja simples, é cheio de segredos para garantir a saúde do fio.
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Esse negócio de começar desembaraçando (especialmente com escova de finalização) nem funfa pra cabelo cacheado (especialmente fino como o meu). É pedir pra quebrar inteeeiro por mais hidratado e saudável que esteja.

    É que nem essa coisa de não passar cremes (especialmente os de finalização) na raiz. É regra básica, mas não dá. Fica um muquifo em cima da cabeça a longo prazo, especialmente por causa dos chifrinhos que todo cabelo cacheado tem (e que nem sempre são fios quebrados, muitas vezes são só fios novos que ficam ali nos cantinhos do cabelo).

    É o maior problema que eu vejo em 95% dos ensinamentos pra cabelo cacheado por aí (desde os vídeos da internet feito por cabelereiros "renomados" até qualquer comercial de xampu): a galera não entende a dinâmica do cacho hehueheu.

    Muitos cabelereiros e vidros de creme, por exemplo, propõe simplesmente "acabar com o volume" do cabelo cacheado, quando a questão não é nem bem essa. Fazem uns cremões pesados, deixam o cabelo opaco e murchinho, quando, muitas vezes, o problema não é o volume, mas a tal da definição. Isso quando a galera não dá uma indireta, quase mandando a gente alisar o cabelo (tem uma coisa que me dá ÓDIO que é cabelereiro que corta pensando em como vai ficar escovado).

    Enfim, fui só dizer que não rolava de pentear cabelo cacheado seco e fiz um texto, haha. É isso. =*

    ResponderExcluir
  2. Aí, pra completar: é por essas e outras que a maioria das minhas amigas cacheadas (e eu, inclusive) não usa produtos específicos pra cabelo cacheado (eu uso um produto pra cabelo fino da Payot - levedo de cerveja e vitamina E - que alega não ser testado em animais, é "sem sal" e dá um brilho danado), mas fiquei muito tentada a testar esse da Surya que tu botou aí (até porque é um pouco mais barato que o da Payot).

    ResponderExcluir