segunda-feira, 26 de março de 2012

Dicas para manter o cabelo saudável - 01

Boa tarde bando de demônios!
=D

Sei que faz tempo que não posto, mas resolvi fazer uma breve postagem mais pra não deixar isso muito parado que por inspiração, então como algumas dicas sempre são bem vindas, achei que tava valendo.

Sempre fui da opinião de que ter cabelo saudável consiste numa mudança de hábitos, que vai além de fazer hidratações semanais. O cuidado deve ser diário.

Não adianta ir no cabeleireiro fazer uma hidratação e achar que seu cabelo vai melhorar, seria como ir na academia um dia e achar que vai emagrecer. O processo deve continuar em casa, vai da lavagem ao modo de pentear e prender o cabelo. Bem, vamos lá:

1 - Sempre evite atrito entre os fios. É só questão de bom senso, isso evita porosidade, quebra, ressecamento e muita dor de cabeça na hora de desembaraçar. Não esfregar muito o fio no outro durante a lavagem, nem secar com a toalha embolando o cabelo dele, basta pressionar a mesma contra o fio, ou enrolá-la na cabeça por alguns minutos.

2 - Cuidado na hora de lavagem. Não é só jogar shampoo direto no couro cabeludo e esfregar o cabelo. O ideal é desembaraçar o cabelo com uma escova antes da lavagem, escovar bem para que a oleosidade do couro cabeludo passe para o comprimento do fio, protegendo-o do shampoo e ajudando o fio a reter água. Evite que o cabelo resseque e fique embaraçado na lavagem. Também dá mais brilho, já eu o cabelo vai reter umidade dentro dele.

3 - Umectar antes de lavar. Muitas vezes o cabelo poroso precisa de proteção além da oleosidade natural antes do processo de lavagem. Daí seria necessário repôr lipídeos e água antes do fio antes de fazer uso do shampoo. Uma boa dica seria a umectação do fio, fazendo uso de óleos vegetais. Particularmente, o efeito é BEM melhor se você passar um silicone desses baratinhos misturado com o óleo (o da niely gold por exemplo, é ótimo pra isso). Basta misturar proporções iguais e passar no cabelo. Deixa uns 15 minutos e lava o cabelo em seguida. O resultado você sente logo na lavagem.

4 - Usar e SABER usar os seruns/silicones/reparadores de pontas e afins. Um cabelo poroso ou simplesmente ressecado sempre precisa deles para manterem as escamas seladas e para que as escamas sejam seladas, evitando que os fios percam proteínas. O ideal usá-lo sempre que se lava os cabelos. Após usar um creme sem enxágue deixar o cabelo secar (natural ou com secador) e usar o silicone, isso tira a pegajosidade e deixa as escamas seladas. Quando for fazer escova, após o termoprotetor, é bom dar uma pre-secada no cabelo, passar um pouco de silicone e proceder a escova. Usar um pouco após o processo também é uma boa.

5 - Conhecer o seu cabelo. Identificar se ele é oleoso, misto, ressecado, poroso, danificado, quebradiço, fino ou grosso, etc. Isso ajuda na hora de escolher os produtos corretos e saber quais procedimentos são indicados para você e quais não são.

6 - Conhecer o que se usa no cabelo. A internet está aí para ajudar. Pesquisar marcas e ativos sempre é uma boa. Saber o que fio precisa e escolher o produto que vai suprir essa necessidade. Para isso é necessário pesquisar os principais ativos e para que eles são indicados, tais como queratina, aminoácidos, proteínas hidrolisadas, lipídeos, estratos vegetais, vitaminas, etc.

7 - Não criar muita tração no fio. Amarrar o cabelo com muita força deixa ele muito fragilizado. Pior do que isso, pode danificar o folícolo piloso, fazendo que com a queda do fio, ele não nasça mais.

8 - Procurar desembaraçar sem forçar muito o fio. Usar um leave in antes desse processo, pode-se iniciar das pontas, virando o pente quando encontrar um nó, para que não se force. Isso é eficaz e ajuda a diminuir a quebra. Quando o fio quebra sua ponta fica muito exposta, podendo criar fissuras ao longo do fio.

9 - Cortar o cabelo periodicamente. Com todos os cuidados, as pontas continuam sendo a parte mais fragilizada do fio. Depois que a ponta dupla nasce, o ideal é cortar logo. Não existe nenhum produto que as regenere, só a tesoura mesmo. Nada de ficar enrolando, pois as ponta dupla tende a danificar toda a estensão do fio, criando rachaduras e causando quebra. Cortando o cabelo em média a cada três meses, evita-se isso. Nada de ter pena das pontinhas, é melhor ter pena de todo o comprimento.

10 - A saúde do fio também vem de dentro pra fora. Cuidar da alimentação, ingerir bastante líquido e vitaminas faz com que o fio já nasça saudável. Também ajuda a controlar a queda. Uma alimentação muito deficiente faz com que o corpo foque os pouco nutrientes ingeridos nas parte mais importantes do corpo e o cabelo não é uma delas, haha. Por isso quem tem anorexia tende a ter queda de cabelo, ficando careca.

Bem, mais para frente postarei novas dicas. Espero ter sido útil.
Boa noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário