sábado, 21 de julho de 2012

Dicas para uma boa escova



Bem, um dos serviços mais procurados em salão de beleza, pelo menos aqui em Fortaleza, é o de escova. Notei que a procura por escova é grande em todos os níveis de salão, mudando apenas o tipo de escova (lisa ou modelada). Parece estranho, mas é isso mesmo, o tipo de escova, coincidência ou não, aqui em Fortaleza, muda de acordo com a classe. Salões de nível mais alto ou com público que tenha maior poder aquisitvo, procuram em sua maioria escovas modeladas. Quanto aos salões de bairro ou com público que não tenha tanta grana, prefere escovas lisas. Noto, inclusive que nestes salões, os próprios cabeleireiros se embananam na hora de fazer uma boa modelagem no cabelo, pouco dão atenção às escovas, não importam que a selagem esteja ou não feita, pois logo em seguida eles tacam a prancha. Parece estranho e não tô colocando isso como regra, mas em Fortaleza o negócio tá funcionando assim mesmo.

Uma boa escova deve deixar o cabelo com a modelagem fixada por pelo menos 3 dias, ISSO É NO MÍNIMO! Uma vez, uma das últimas clientes de sábado no salão que atendo, me pediu uma escova modelada. Ela ficou satisfeita, elogiou o resultado e voltou no sábado seguinte para fazer novamente a escova. Perguntei se a escova segurou bem no cabelo dela (tem cabelo que simplesmente não segura escova modelada, geralmente os mais finos ou com muita química de alisamento), ela disse que ficou até quinta-feira, quando lavou novamente o cabelo. Sim - domingo, segunda, terça, quarta e na quinta-feira ela foi lavar o cabelo, haha. Mas é isso mesmo, quanto mais tempo a escova segurar, melhor a selagem foi feita. Tem que se entender que uma escova tenderá a selar as escamas e fixar temporariamente a nova forma.


Para começar - a escova DEVE SER FEITA NO CABELO LIMPO! Não é simplesmente pegar o cabelo e escova, tem que lavar e MUITO bem lavado o cabelo. Em salão costuma chegar gente que lava o cabelo a 27 anos. Quando o cabelo está mais ensebado, com oleosidade ou muitos resíduos - antorresiduops nele. Não precisa ser o mais potente que tiver,a não ser que queira fazer uma tratamento. Esfregar bem o couro cabeludo e passar a espuma pelo comprimento, garantindo uma limpeza bem eficaz ajuda a deixar a escova soltinha, sem peso e sem perder a forma.

Após a lavagem, é bom tratar ou condicionar o cabelo. Tem gente que em prol da fixação da escova, pula logo para o defrizante e escova, e assim me foi ensinado. Mas cabelo é cabelo, escova, queira ou não queira, é dano. No mínimo um condicionamento tem que ser feito no fio, procure um condicionador ou máscara de tratamento que não pese nos fios, que os deixe desembaraçados e maleáveis. Além do que, após um tratamento, a escova ajuda a reter por mais tempo os ativos dentro do fio, devido a selagem.

O cabelo deve ser MUITO bem enxaguado. Quando sair completamente o condicionador ou máscara de tratamento, tirar o excesso de água com uma toalha SEM ESFREGAR os fios um no outro, assim evitará quebra e atrito entre os fios. Após retirar o excesso de água ap´licar o defrizante-termoprotetor. O tipo, deve ser de acordo com o tipo de cabelo. Os em creme para cabelos ressecados, cacheados, danificados, ondulados, etc. e em spray/líquido para cabelos oleosos ou já bem lisos, que apenas queiram a modelagem. Normalmente os em spray pesam menos. O silicone já é termoprotetor por si só, como eu já expliquei aqui no blog, ele distribui igualmente o calor e é hidrofóbico, de modo que a umidade do ar não interfira no resultado da escova, então ele pode substituir o uso do defrizante, mas eu não recomendo muito, pois o em creme facilita bem mais o processo. Para cabelo porosos ou que estejam bem ressecados, após o defrizante eu aplico um pouco de silicone, isso ajuda a disfarçar a porosidade, evita que as escamas se abram, ajuda a reduzir o tempo de secagem, desse modo você poderá evitar o uso prolongado de calor numa mesma região, além de ser uma proteção extra e doar mais brilho. Após, dar uma pre-secada no cabelo. Deixa-se o cabelo úmido o suficiente para permitir que seja feita a modelagem com escova e secador.

A divisão do cabelo depende de cada profissional, embora todos comecem pela parte de trás, de baixo para cima. Eu divido em duas parte na frente: no meio ou do lado que a pessoa use, do meio da orelha à outra. A parte de trás é presa no alto da cabeça e solta-se uma sessão, por onde será iniciado o processo. Fica mais ou menos assim a parte solta:
                                               

Enrola-se a mecha na escova e, da raiz, com o secador próximo, sem encostar diretamente no fio, começar o processo de escovação SEM FORÇAR O FIO, para que ele não quebre. Travou? Volta no começo da mecha e escova de novo, você vai notar que desembaraça com a ação do calor e escova. Se a escova é lisa, deve-se virar as pontas para dentro. Caso a cliente prefira uma modelagem para fora, basta virar para fora. Quando se deve para de escovar uma mecha? Quando estiver brilhando e com as fibras alinhadas, sinal que o cabelo foi selado. Nas pontas para fora, escovar bem virando para fora, prender o cabelo na escova sem soltar e aplicar um jato de ar frio, quando o cabelo esfriar, soltar a mecha. Isso ajuda que a modelagem fique por muito mais tempo no cabelo. Para uma modelagem maior, basta enrolar mais o fio e aplicar o mesmo processo. Para uma modelagem ainda maior, enrola-se o cabelo com o dedo e prende com grampo.. Após fazer a escova em todas as seções, aplicar um jato de ar frio. No caso das mechas feitas com grampo, aquecer e esfriar o cabelo antes de soltar o cabelo.

Após a escova, passar um pouco de serun no cabelo para prolongar a ação. Em casos de escovas modeladas, apenas um pouco de spray de brilho.

è um processo difícil de fazer em si mesmo, mas que é possível. O ideal é ter alguém que o ajude no processo. No começo pode demorar um pouco, mas com a prática, logo logo você é capaz de terminar em menos de 30 min.

=]

2 comentários:

  1. Miguel, preciso comprar uma escova nova. A que tenho tem cerâmica e fios mistos, é pesada. Tem alguma marca ou modelo pra indicar?

    Cabelo longo, rebelde e trollador!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. oi, gostaria de saber se tu teria dicas pra auxiliar nas pontas para que fiquem bem viradas (para fora). Cabelo comprido, realmente acho uma dificuldade. O que poderia fazer? - Eu participei de uma feira esses dias, que estavamos com um stande que não tinha lavatório, entao as meninas iam lá fazer escova com o cabelo sujo mesmo. Peguei uma senhora de cabelo meio curto, que ia até o ombro, e tinha cabelo crespo. Eu alisei o cabelo, e virei as pontas pra fora. E ficou perfeito! O detalhe é que ela estava com muiiito creme para cabelos "pixaim" (segundo ela), bem encharcado. O que pode ter influenciado neste caso? o cabelo dela ser naturalmente crespo? o creme? por favor, se puderes compartilhar ser conhecimento... Estou recém começando na área. Meu e-mail é madi.np@hotmail.com

    ResponderExcluir