quarta-feira, 18 de abril de 2012

A importância da anamnese do fio

Boa noite, organelas citoplasmáticas!



Bem, hoje vou falar sobre a importância de realizar uma boa análise. A falta de uma anamnesse correta e precisa é uma das coisas que mais afeta o resultado do procedimento que o profissional vai realizar no cliente e na escolha do produto que o cliente vai usar, tendo em vista que nem sempre este tem o suporte de um profissional para ajudar na escolha.

Por incrivel que pareça, o cliente muitas vezes não conhece o próprio cabelo. Muitos acham que tem fio grossos porque o cabelo não está macio, ou confundem a o fio hidratado com cabelo fino. Pegam no comprimento do cabelo super áspero pós-lavagem SEDA e acham aquilo as mil maravilhas. Deixam o cabelo PINGANDO ÓLEO depois de 189 dias sem lavar, e acha que lavar o cabelo todo dia deixa ele feio. Fora o profissional que usa queratina num cabelo ressecado que precisa apenas de uma reposição hídrica, sobrecarregando o fio com a proteína, podendo causar efeito contrário e o quebrando. Deixar a cor completamente desejada do que foi pedido... enfim, não saber analisar corretamente o fio gera uma série de transtornos.

Por melhor que seja o produto, é preciso saber que ele É de fato indicado para o seu cabelo. Não adianta usar um tratamento reconstrutor em cabelo que não é danificado, pode-se acabar tendo um resultado de quebra e enrijecimento exessivo do fio. Do mesmo modo, optar apenas por um tratamento de reposição de água, não vai ajudar muito um cabelo danificado que precisa de proteínas, tendo em vista que por mais água que seja reposta, ele não vai segurá-la. A exemplo, disse pra o meu namorado que eu gostava do shampoo Absolut Repair e ele acabou experimentando. Ele tem o cabelo curtinho, cacheado, sem química, normal. Após a lavagem ele achou o cabelo mais macio, ficou satisfeito. Segunda lavagem, nova satisfação. Uma semana depois o couro cabeludo dele tava todo descamando. Ele reclamou achando que era caspa, quando vi notei que não, era apenas descamação mesmo. Na mesma hora saquei que era devido ao shampoo. A linha Absolut Repair é muito rica em lipídeos (gorduras) para tratar os cabelos porosos. Como não é o caso dele, acabou ocorrendo um acúmulo dessa oleosidade, causando a descamação. Uma simples lavagem com anti-resíduos e troca do shampoo utilizado resolveu o problema. Foi só um exemplo dado. Não basta saber que o produto é bom, tem que saber se ele é indicado rpa você, tem que saber se os ativos contidos nele é do que você está precisando, tem que saber inclusive se a concentração dos ativos é a ideal para o seu cabelo. Daí, não basta apenas conhecer o cabelo, tem que conhecer também o produto. Tem que saber a importância de ler a composição.

A análise precisa determinar:
- DENSIDADE, VOLUME E COMPRIMENTO: a densidade é o número de fios por cm². Por motivos óbvios, não se vai perder tempo tirando as medidas, mas é importante ter ciência se o cabelo é muito ou pouco denso. Medir também o volume e o comprimento. Essas medidas ajudam a verificar a quantidade de produto que vai ser utilizado. Lembrando que volume não é o mesmo que "cabelo armado". O volume tende a ser bonito e desejado por algumas mulheres que entendem que cabelo lambido é uó, ou por pessoas com menor densidade de cabelo ou de cabelos mais finos, assim dando a impressão de "cabelo cheio" ou "mais cabelo".

- POROSIDADE: serve para saber a condição das cutículas do cabelo. Um cabelo poroso tem suas escamas abertas ou desalinhadas, aspecto opaco e seco, não consegue reter água e nem proteínas. Normalmente é um cabelo que apresente quebra, estado de dano já intenso, absorve muita água e demora a secar. O teste ajuda a escolher a intensidade do produto utilizado e o tempo de pausa (nos casos das químicas). Para verificar sse o cabelo está poroso, basta escolher um fio, deslizar o dedo no sentido raiz-ponta e verifica o atrito, quanto maior o atrito, mais poroso.

- RESISTÊNCIA DOS FIO: analisa a resistência do fio em relação à quebra, ou seja, sua elasticidade. Junto com o teste de porosidade ajuda-nos a conhecer o nível de fragilidade do fio. Basta enrolar um fio entre os dedos e puxar lentamente. Com boa resistência, esse fio estica até 20% do seu tamanho original, durante o teste ele não arrebentará e após, voltará ao tamanho original.

- ESPESSURA - se classificam em cabelos grossos, médios e finos. Cabelos mais grossos apresentem um atrito maior que o comum, mas é normal. São mais resistentes a danos e à quebra. Saber a espessura, ajuda a escolher o produtos utilizado, tanto para química, quanto para tratamentos.

Ainda deve-se saber se o cabelo é oleoso, misto, normal ou seco para poder adequar ainda o produto que deve ser utilizado nos tratamentos diários. Cabelos normais podem evitar muitos produtos à base de queratina, usando talvez uma máscara com um espaço mais longo, apenas para repôr a proteína que é perdida naturalmente em diversos processos físicos. Vale lembra que não é apenas a queratina que é responsável por reconstruir o cabelo, mas também aminoácidos, proteínas vegetais ou até outras proteinas animais hidrolisadas. Contudo, é masi fácil evitar a perda de queratina (silicone?) do que fazer sua reposição.

Enfim, dicas de tratamentos já é outra postagem, haha.

Boa noite
XD

P.S. Estou começando um emprego num salão amanhã, hehe. Ansioso, tomara que dê tudo certo!
Me desejem sorte! XD

7 comentários:

  1. Como sempre vc arrasando!! Adoroooo!! tô seguindo sempre as suas dicas, inclusive já comprei o dr hair... vou testar e te conto depois. bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... amo o shampoo Xtreme Repair da Doctor Hair, maravilhoso! Quem é que tá falando? haha

      Excluir
  2. Isso é tudo mentira! So que ao contrário! Adoro tuas resenhas fih.

    Cheiro e Sucesso! ;*

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel, que maravilha o seu blog! Li todos os posts que pude!
    Bom, o meu cabelo tb é fino e "minguado" como o seu hehe, eu vivo em uma busca eterna por volumeee, mas como vc mesmo falou, aquele volume que dá porte ao cabelo, cabelo cheio, e não cabelo armado...
    A grande dificuldade é encontrar máscaras que tratem e encorpem os fios, no meu caso, fui ruiva por alguns anos mas o cabelo não aguentou mais, desisti definitivamente e estou em processo de recuperação, ele ainda está um pouco sensibilizado e poroso, mas não em grande proporção, de qualquer maneira, o que me incomoda mais é a porosidade, saio de casa com ele lindo e basta o tempo estar ainda mais úmido (moro em João Pessoa, a umidade média daqui é 70%) que ele arma, desalinha e fica fofo, frisado... enfim, fiquei com muita vontade de usar o reconstrutor K-Pak da Joico, mas agora fiquei receosa depois do que vc falou sobre o cabelo quebrar, mas eu sinto que o cabelo ainda precisa de algum tratamento, tb odeio Loreal, nada dos muuuuitos produtos que eu já comprei funcionou, (por incrível que pareça, o que tem deixado o meu cabelo bonito ultimamente é um shampoo Frutis, acredite... mas isso já é outro assunto...) o que vc acha? E qual máscara vc indica p/ que eu use nas lavagens do dia-a-dia?
    Desde já agradeço e peço desculpas pelo tamanho do texto, mas não resisti, visto a compatibilidade dos nossos cabelos hehehe até mais! =]

    Daniela.

    ResponderExcluir
  4. Olá Daniela.
    Mil desculpas pela demora, mas estive envolvido em trabalhos... enfim, estou tendo mais dias de folga, que me permite atualizar o blog.
    No caso do seu cabelo, compraria e deep penetrating k-pak da joico sem medo. Seu cabelo ainda precisa de reconstrução. A máscara deve ser usada depois de uma loção acidificante, que pode ser substituída por um condicionador. Após a máscara, vc deve aplicar uma máscara hidratante, para evitar enrijecimento do fio apenas.
    O cabelo deverá ganhar mais corpo, graças a grande quantidade de queratina humana na fórmula.
    Uma outra máscara que dá muito corpo ao fio é a Age Recharge da Kerastase.
    =]

    ResponderExcluir
  5. Oi Miguel, não se preocupe, mas confesso que fiquei bem ansiosa pela resposta (e acabei comprando o reconstrutor da Joico antes que vc me respondesse kkk, que bom que acertei!)
    Fiquei com dúvida sobre essa loção acidificante, a minha idéia era usar um shampoo anti resíduos (ou um shampo transparente que limpe bem)e depois o reconstrutor, tá errado? Tb fiquei confusa quanto ao "ácida", li que o ácido fecha as escamas, e o básico as abre, por isso o ph dos anti-resíduos são mais p/ básicos, então pq vc acha que deve ser algo ácido? Outra coisa, usando um condicionador antes da máscara não vai atrapalhar a absorção do reconstrutor?
    * E outra coisa (kkk) li a sua resenha sobre o rmc azul, caramba seu cabelo ficou fantástico! Vc acha que ele é ainda melhor que o da Joico?
    * E mais outra coisa, eu tenho gostado de usar o silicone da Niely antes de escovar, ele protege o suficiente? Já testei tantos protetores, inclusive caros como o elixir ultime da Kérastase, outro da Kiehl's, e deixaram meu cabelo uma droga, por isso tenho receio de tentar outros...

    Obrigada mais uma vez,

    Daniela.

    ResponderExcluir
  6. Olá Daniela
    Bem, o reconstrutor da Joico ganha o prêmio de melhor do mundo há 11 anos, suponho que seja melhor que o da Amend, haha. Mas o RMC azul da Amend é sempre uma carta boa de se ter na manga.

    Bem, na verdade a absorção do produto está ligada diretamente ao ph do fio, para fazer efeito ele deve estar num ph diferente do dele (por isso alguns produtos param de fazer efeito com o tempo, pq alteram o ph do cabelo para mais próximo dele, com o ph parecido, ele não surte tanto efeito). Você pode usá-la depois de lavar com antirresíduos, mas acredite que ela age melhor após o uso de uma loção acidificante ou um condicionador, pelo simples fato dela ter sido feita pra ser usada assim. Acredite, seguir o passo a passo da marca é o que realmente potencializa o efeito, falo por experiência própria. Hoje em dia os produtos são cada vez mais precisos, cada vez mais tecnologias são envolvidas e se ele pede pra ser usado de uma forma tal é pq ele age melhor dessa forma.

    Vc já deve ter visto algumas máscara que pedem pra ser passadas após o condicionador. Antigamente eu nem as comprava e qdo comprava, usava do meu jeito, afinal, EU ERA O SABICHÃO. Hoje, usando-as da maneira correta, vejo que meu cabelo consegue tirar muito mais proveito de seus ativos do que usando da maneira que eu julgava ser a correta.
    Fica a dica.
    ;-)

    ResponderExcluir